O que é Envelhecimento Populacional e quais são os principais desafios sociais
Você já ouviu falar de envelhecimento populacional?
Essa expressão vem cada vez mais sendo citada, já que faz parte da realidade de boa parte dos países.
Com o objetivo de informar um pouco mais sobre envelhecimento populacional, suas causas, seus desdobramentos, fizemos esse texto, de fácil compreensão.
Vamos lá!
Envelhecimento populacional, o que é?
Por mais que esse termo pareça ser de difícil compreensão, a explicação é bem simples.
Quando a maior parte da população é composta por pessoas mais velhas do que mais novas, é sinal de envelhecimento populacional.
Ou seja, se para cada 2 pessoas de 60 anos houver apenas 1 de 5 anos, é sinal de que o local está passando por esse processo. Então a conclusão é que envelhecimento populacional é quando há mais idosos do que jovens dentre os habitantes de uma determinada região. O aumento da estimativa de vida de uma população é sinal de progresso sempre!
Quais as causas do envelhecimento populacional
Existem algumas causas para o envelhecimento populacional. Aspectos que são de origem social e econômica interferem bastante na longevidade da população.
Maiores cuidados com a saúde aliados à prática de esportes e boa alimentação aumentam a expectativa de vida da população, e consequentemente o aumento no número de idosos.
Isso é resultado de prosperidade num país, quando seus habitantes conseguem chegar a uma faixa etária que antes era impensável, desde que com qualidade de vida.
Outro fator é a diminuição na taxa de natalidade de um país. Menos pessoas engravidando e tendo um número menor de filhos. Mais gente envelhecendo e menos nascimentos.
Quais são os principais desafios do envelhecimento populacional
Ter em mente que as pessoas, à medida que envelhecem demandam cuidados diferenciados é um desafio grande dentro da sociedade.
Ter uma sociedade que absorva essa camada da população é fundamental. Todos, independente da idade, querem ter seus direitos garantidos, e processos que os garantam.
Saúde e Cuidados com a Terceira Idade
Os programas geridos pelo Estado, e a criação de novos projetos, que priorizem os cuidados preventivos com a saúde são fundamentais para que sua população, bem como o acompanhamento da vacinação, e disponibilização de tratamentos para doenças. Os avanços na medicina auxiliam a diagnosticar doenças que podem ser mais facilmente combatidas, e que assolam em sua maioria a camada mais velha da população. Os cuidados com saneamento devem ser estendidos a todos, o que não é uma realidade para nós, brasileiros. Principalmente em povos ribeirinhos e indígenas.
Economia e Previdência Social
As discussões sobre a reforma da previdência devem ser uma meta para o governo, visando estruturar suas contas para que consiga abranger toda a população quando chegar o momento da aposentadoria. Viver mais com dignidade e direitos assegurados é o que todos querem.
Inclusão Digital e Acessibilidade
Atualmente existem empresas que optam pela contratação de funcionários e colaboradores que estejam na melhor idade, e ter planejamento para que esse grupo se capacite é importante. Mesmo aposentados, muitos preferem trabalhar, seja para complementar a renda, ou por se acharem totalmente capazes de exercer ainda por um tempo determinadas funções. Disponibilizar cursos de informática, navegação na internet, e uso de aplicativos é papel de um governo que se preocupa com sua população, e que visa a inclusão de todos no mercado de trabalho.
Como está o Brasil em relação ao envelhecimento da população
Aqui o etarismo ainda se faz presente, infelizmente. Mas existe uma comoção que tenta eliminar esse tipo de preconceito, e ensinam que as pessoas acima de 60 anos não são velhas e sim, mais experientes. Experiência que pode e deve ser utilizada no mercado de trabalho. E algumas leis estão sendo votadas para que as empresas que contratarem colaboradores acima de 60 anos tenham em contrapartida alguns benefícios vindos do governo.
A Previdência e a justiça social estão caminhando para que os idosos tenham segurança física e financeira, e garantia dos seus direitos. O Estatuto do Idoso também contribui para garantir dignidade e qualidade de vida, juntamente com o Fundo Nacional do Idoso e o Benefício da Prestação Continuada, projetos que auxiliam na distribuição de renda e cuidados para a melhor idade.
Os países devem se preparar para o envelhecimento da população
De acordo com com a ONU – Organização das Nações Unidas – o período de 2020 a 2030 é a Década do Envelhecimento Saudável, e de acordo com a organização, existem 4 pontos que são imprescindíveis para que seja realmente possível alcançar mais idade, com dignidade e qualidade de vida.
São eles:
- Transformar o pensamento coletivo, modificar como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento;
- Garantir que o Estado se comprometa a promover as capacidades das pessoas idosas;
- Prestação de serviços e de cuidados integrados e de atenção primária à saúde, centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa;
- Promover e facilitar o acesso aos cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem.
Essas mínimas atitudes podem transformar a vida de muitas pessoas que se encontram com dificuldades de ter uma vida digna, ter seus direitos assegurados.
Já a OMS – Organização Mundial de Saúde – quer que as atividades físicas sejam uma frequente na vida de toda a população, pois o exercício físico anda de mãos dadas com bons hábitos de saúde, ajudando na prevenção e combate de doenças. Além de outras campanhas de saúde pública, com novas diretrizes que atendam todas as idades, sem excluir ninguém.
A participação das pessoas da melhor idade no dia a dia da comunidade através de trabalhos formais ou voluntários é outra questão que envolve o cuidado com o envelhecimento saudável. Faz bem para a sociedade e para seus cidadãos.
Tratar com dignidade e carinho todas as camadas da população é fundamental para termos uma sociedade justa e correta. Ensinar que isso é o certo a se fazer é papel do Estado, e os órgãos públicos finalmente estão se dando conta, e começaram a se voltar para isso.