Indústria Têxtil no Brasil: Um panorama sobre esse setor
Umas das indústrias mais importantes no país é a têxtil. Mas você sabe o motivo?
O crescimento e modernização da indústria têxtil brasileira remonta do fim do século XIX, e hoje vamos contar o desenvolvimento das operações têxteis, a importância dela na economia do país, e sua evolução em termos de maquinário e tecnologia.
Indústria têxtil: Conheça a história desse setor no Brasil
Na época do Brasil colônia a influência da moda vinha da Europa, principalmente dos portugueses. Mas fez-se necessário adaptar as peças de roupa ao calor tropical das nossas terras, já que era extremamente desconfortável usar ternos de 3 peças e vestidos com muitas camadas e espartilhos.
Logo as peças perderam muito do seu volume e peças, começando então a ganhar ares mais brasileiros. Mas nessa época o trabalho era muito mais manual, feito por alfaiates e costureiras.
Somente na época da Revolução Industrial foi que nossas indústrias têxteis começaram surgir, já que em função da Segunda Guerra Mundial ocorreu escassez de tecidos e aviamentos.
Depois disso, as indústrias têxteis brasileiras começaram a se multiplicar, e até hoje é uma das grandes forças da nossa economia.
Brasil desponta como um grande produtor da indústria têxtil
A Revolução Industrial foi um divisor de águas na Indústria Têxtil brasileira e mundial, já que com as máquinas a produção deu saltos de quantidade e qualidade, tornando-se mais popular, e aumentando as vendas, o giro de capital e consequentemente a contratação de funcionários.
Geração de postos de trabalho
Com a popularização das peças produzidas no país, já adaptadas ao nosso clima e realidade, surgiu a necessidade de contratar e capacitar novos funcionários, tornando a Indústria Têxtil grande geradora de novos postos e empregos no país.
Faturamento da indústria têxtil na balança mundial
Graças ao avanço das tecnologias e o maior acesso às peças de roupas manufaturadas, o giro de capital aumentou, todos os dias surgem novidades tanto em tendência de moda quanto tecnológicas que alçaram a Indústria Têxtil a novos níveis, tornando-se uma das principais potências financeiras em todo o mundo.
Principais pólos industriais têxteis do nosso país
A Indústria Têxtil brasileira é uma verdadeira potência. Somos o quarto maior produtor de malhas do mundo, e ficamos entre os cinco que mais consomem e produzem denim, de acordo com dados obtidos no site da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções). Isso graças à abundância de matéria prima e aos principais pólos têxteis brasileiros, que se localizam no Vale do Itajaí, no Agreste Pernambucano, no Ceará e no pólo de Americana. Num país com proporções continentais, praticamente todas as regiões estão representadas nesse quadrilátero de muito sucesso.
O que esperar do futuro da indústria têxtil no Brasil
Como vimos antes, os números da indústria têxtil no Brasil são impressionantes, e a tendência de crescimento e investimento nesse mercado é uma realidade.
As evoluções tecnológicas, nas impressões têxteis e no marketing são fundamentais, então veremos abaixo como estão se saindo nesses campos:
Sustentabilidade
A pegada ecológica é um dos fatores decisivos no mercado da moda e da produção de tecidos. Na área de reciclagem é possível encontrar tanto fibras quanto tecidos reciclados graças a pedaços de tecidos e roupas descartadas, que já fazem parte da realidade da nova indústria têxtil. A instalação de placas solares, utilização da energia eólica, economia de água e recursos naturais podem garantir selos de empresas que funcionam dentro do que se espera da tendência “verde”.
Internet das coisas (IoT)
A já conhecida IoT, ou Internet das Coisas, também faz parte do futuro de empresas, fábricas e indústrias. E nosso setor têxtil está sendo amplamente beneficiado com essa evolução tecnológica, já que é possível através de máquinas diminuir os riscos e o desgaste físico dos colaboradores, uma vez que passaram ao invés de fazer, comandar máquinas que farão o seu trabalho.
Não existe a possibilidade de não ser mais necessária a intervenção humana, mas com esse tipo de maquinário, que já faz parte de grande parte das indústrias têxteis brasileiras, é possível automatizar tarefas que vão precisar apenas da supervisão dos funcionários. Ou seja, mais precisão, com menor risco de machucados e desgaste humano.
Nanotecnologia
Graças a nanotecnologia podemos dar um salto de qualidade na produção de peças de roupas inteligentes. Como por exemplo roupas com proteção contra raios UV, peças mais frescas e também que protegem contra mosquitos, bactérias e outras pragas. Ou seja, ́ áreas inovadoras, com grande potencial de desenvolvimento, crescimento de vendas, contratações e programas de qualificação para aprender a lidar e trabalhar nessa área são possibilidades praticamente reais, graças à nanotecnologia.
Impressão digital têxtil
Uma super inovação na área é a impressão digital têxtil, que entrega resultados muito superiores, em um período de tempo menor, além de impactar de forma mais suave o meio ambiente já que requer menos quantidade de tintas e produtos químicos.
Fora o fato de que com esse tipo mais moderno de impressão, a possibilidade de criação de novos padrões e personalização de cores e estampas se torna muito mais acessível e barata, já que pode ser feita em massa.